O que é pensar?
A meu ver, pensar é ter a
consciência de selecionar e orientar, de entre as nossas memórias, o que
é que se ajusta a determinada situação.
Estratégias metacognitivas utilizadas e reflexão sobre a sua eficácia
A nível pessoal, costumo
recorrer muito à memória visual e à observação/especulação do
comportamento humano/social como estratégias metacognitivas, sendo, para
mim, uma estratégia bastante funcional na medida em que ao visualizar
determinadas situações estas fazem-me reagir/agir sobre outras. Como
forma de aprendizagem mais formal, são mais adequadas para mim o diálogo
e o confronto de ideias, pois vou relacionando as minhas ideias com as
dos outros e modificando ou alargando o meu leque de conhecimentos,
sendo que os mesmos ficam retidos durante mais tempo.
A nível profissional,
recorro bastante às vivências pessoais dos alunos, tentando integrá-las
no programa escolar, e faço por utilizar a dança, a música, as artes
plásticas e a concretização de tarefas concretas de modo a tentar
abranger as diversas formas de organização mental dos vários alunos. O
que tenho retirado destas experiências, é que quando questionados porque
é que fizeram uma tarefa de determinada forma, os alunos dão respostas
diferentes mas, na sua maioria, baseado nas experiências pessoais,
nomeadamente nas ocorridas dentro do contexto escolar.
Na minha opinião, esta imagem reflete bem que
“somos construídos” por variadas condicionantes e que existe ainda
algumas por descobrir ou que são diferentes de sujeito para sujeito (o
ponto de interrogação) e, assim, que cada um de nós tem a sua estrutura
mental e, consequentemente diferentes estratégias de metacognição.
Até breve!
SR 
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