quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Semana 5 - Metacognição

O que é pensar?

A meu ver, pensar é ter a consciência de selecionar e orientar, de entre as nossas memórias, o que é que se ajusta a determinada situação.

Estratégias metacognitivas utilizadas e reflexão sobre a sua eficácia

A nível pessoal, costumo recorrer muito à memória visual e à observação/especulação do comportamento humano/social como estratégias metacognitivas, sendo, para mim, uma estratégia bastante funcional na medida em que ao visualizar determinadas situações estas fazem-me reagir/agir sobre outras. Como forma de aprendizagem mais formal, são mais adequadas para mim o diálogo e o confronto de ideias, pois vou relacionando as minhas ideias com as dos outros e modificando ou alargando o meu leque de conhecimentos, sendo que os mesmos ficam retidos durante mais tempo.

A nível profissional, recorro bastante às vivências pessoais dos alunos, tentando integrá-las no programa escolar, e faço por utilizar a dança, a música, as artes plásticas e a concretização de tarefas concretas de modo a tentar abranger as diversas formas de organização mental dos vários alunos. O que tenho retirado destas experiências, é que quando questionados porque é que fizeram uma tarefa de determinada forma, os alunos dão respostas diferentes mas, na sua maioria, baseado nas experiências pessoais, nomeadamente nas ocorridas dentro do contexto escolar.


Na minha opinião, esta imagem reflete bem que “somos construídos” por variadas condicionantes e que existe ainda algumas por descobrir ou que são diferentes de sujeito para sujeito (o ponto de interrogação) e, assim, que cada um de nós tem a sua estrutura mental e, consequentemente diferentes estratégias de metacognição.

Até breve!
SR

Sem comentários:

Enviar um comentário