Não é fácil responder a este item, pois o tipo de recurso depende
muito da turma e a elaboração/utilização desse recurso também, sendo que, o mesmo
recurso nem sempre tem a mesma prestação para cada turma (já para não falar em
cada aluno).
Enumero os vários recursos utilizados: o processamento de texto
word, folha de cálculo excel (operações com true/false), powerpoint, a “História
do dia” e a “Biblioteca Digital” também são dois recursos que, com maior
dificuldade a nível de recursos da escola, utilizo, bem como, internet e movie
maker. Também há algum software educativo, como o “ABC em sons” – para a
plataforma android.
Dou alguns exemplos: a nível da história de Portugal, quando
a situação tem ilustração dinâmica, os alunos recordam melhor os episódios; na
matemática, os alunos visualizam melhor os gráficos se estes forem feitos com
dados dos alunos e gradualmente; em português, no processamento de texto, têm
maior vontade de escrever, pois quando têm de fazer algumas correções, não têm
de reescrever o texto todo; nas expressões, gostam de utilizar imagens que
certamente não conseguiriam desenhar e, por norma, fazem trabalhos mais
completos em relação ao solicitado; com os jogos lúdicos, os alunos relacionam
melhor o concreto e o abstrato.
Ressalvo que nem sempre é fácil a utilização de ferramentas
digitais de forma individual/pares, pois nem todos os alunos estão
familiarizados com as mesmas e não os há em quantidade suficiente na escola.
A apreciação não é fácil, porém, de uma forma geral,
considero que as ferramentas digitais são um recurso que potencia muitas
capacidades bem como competências, entre elas, as de metacognição uma vez que
leva o aluno a questionar os outros e a ele próprio, originando o pensamento
crítico e também a criatividade.
Até breve!
SR
Até breve!
SR
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