quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Semana 6 - a) Construir um instrumento/situação que nos permita identificar as estratégias de aprendizagem/estudo dos alunos

Situação: Problema
A Mariana tem 10 lápis e o João tem 16. Os meninos decidiram juntar os seus lápis.
Com quantos lápis ficaram os meninos depois de os juntarem?
Estratégias:

Cálculo mental



Algoritmo


Cálculo por decomposição



Contagens
    A partir de um dos números junta o outro, podendo utilizar:
  • dedos
  • lápis ou outros materiais manipuláveis
  • reta graduada


  •  desenho


Até breve!
SR


2 comentários:

  1. Tive uns grupos de crianças (3 e 4 anos) que me fizeram a resolução de alguns problemas deste género e usarem por exemplo também a tabela de dupla entrada.

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    1. Olá, bom dia!

      O que eu pretendia, na realidade, era a resolução do problema exposto com tabela de dupla entrada, pois, pelo que percebi na mensagem deixada no blogue, os meninos de 3 e 4 anos tê-lo-iam resolvido recorrendo à mesma.

      De qualquer forma, agradeço a disponibilidade.

      Boas férias,

      Até breve,

      SR

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